Congestão nasal Icone para edição

O que é Congestão nasal?

A congestão nasal é outro termo para o nariz entupido. Muitas vezes, é um sintoma de outro problema de saúde, como sinusite, rinite alérgica ou um resfriado comum, outras vezes pode ser causada por alterações na estrutura do nariz, como o desvio de septo. A congestão nasal é marcada por:


Cuidados simples, como a hidratação nasal com soro fisiológico, podem ser suficientes para aliviar a congestão nasal, especialmente se for causada por um resfriado comum. No entanto, se a congestão nasal permanecer por semanas ou vir acompanhada de secreção amarelada ou sangramento você deve procurar tratamento médico.

Causas

Congestão nasal pode ser causada por qualquer agente que irrita ou inflama os tecidos nasais. Infecções - como resfriado, gripe ou sinusite - alergias e outros irritantes, como fumaça de cigarro, podem causar congestão nasal. Algumas pessoas têm esse sintoma de forma crônica, sem motivo aparente - uma condição chamada de rinite não alérgica ou rinite vasomotora (VMR).

Menos comum, a congestão nasal pode ser causada por um tumor ou pólipos. Outras causas potenciais de congestionamento nasal incluem:


Causas mostradas aqui são comumente associadas a este sintoma. Converse com um médico ou outro profissional de saúde para um diagnóstico preciso.

Buscando ajuda médica

A congestão nasal é geralmente apenas um aborrecimento, mas pode ser um sinal de problemas mais graves.

Marque uma consulta médica se:


Marque uma consulta no pediatra se:


Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar as causas de uma congestão nasal são:


Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:


O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:


Exames

O otorrinolaringologista possui um arsenal de exames, como a videonasofibroscopia (uma câmera flexível que filma o nariz internamente), que garantem mais acurácia no diagnóstico da congestão nasal.

Medicamentos para Congestão nasal

A congestão nasal pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de congestão nasal são:


Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Revisado por: Dr. Bruno Loredo, otorrinolaringologista do Hospital Santa Luzia, em Brasília - CRM DF 19501

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia

Ministério da Saúde

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.