Ausência de sede Icone para edição

Ausência de sede é uma condição anormal em que a pessoa não sente vontade de ingerir líquidos mesmo quando está com uma baixa quantidade de água no organismo ou ingeriu uma dieta rica em sal.

Essa é uma condição perigosa, pois, uma vez que a pessoa não sente vontade de beber e acaba não ingerindo líquidos, ela pode sofrer uma desidratação, que causa consequências graves ao organismo.

Diagnóstico:

Para diagnosticar a causa da ausência de sede, o médico pedirá exames de acordo com as suas suspeitas da doença que está causando este sintoma. Dentre eles, pode ser necessário realizar exames que analisem o sistema nervoso do paciente e exames de urina.

Caso o paciente já esteja desidratado, pode ser necessário também que ele receba fluídos via intravenosa.

Prevenção:

A principal forma de prevenir as complicações decorrentes da desidratação é ingerindo líquido o suficiente para as necessidades da pessoa, mesmo quando não se sente vontade. Uma boa dica pode ser colocar um alarme para lembrar de beber um copo de água a cada uma hora, para manter o corpo hidratado e os rins funcionando normalmente. Lembrando que em dias muito quentes ou quando se faz atividades que favorecem a sudorese, a quantidade de água ingerida deve ser aumentada.

Centro de Informações sobre Saúde

Clínica Mayo

Medscape

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.