Arterioesclerose Icone para edição

O que é Arterioesclerose?

Arterioesclerose ocorre quando as artérias que levam oxigênio e nutrientes a partir do coração para o restante do corpo tornam-se duras e estreitas. Isto faz com que o fluxo de sangue seja prejudicado. As artérias saudáveis são flexíveis, mas ao longo do tempo podem endurecer. Por isso, ateroesclerose é um problema muito associado ao envelhecimento.

Tipos

Existem cinco tipos de arterioesclerose. São eles:


Causas

A arterioesclerose ocorre quando as artérias se endurecem ou são bloqueadas por gordura, colesterol e outras substâncias.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco para a arterioesclerose são:


Sintomas de Arterioesclerose

Normalmente a pessoa não tem sintomas da arterioesclerose até que as artérias fiquem tão estreitas a ponto de prejudicar algum órgão ou outra parte do corpo. Neste caso, os sintomas irão depender da artéria estreitada ou obstruída.

Alguns sintomas são:


Saber quais são os sintomas de um acidente vascular cerebral e de um ataque cardíaco também é importante, pois ambos podem ser causados por arterioesclerose.

Sintomas de um infarto:


Sintomas de um AVC:


Buscando ajuda médica

Se você acha que tem arterioesclerose, fale com o seu médico. Também preste atenção aos sintomas precoces de fluxo inadequado de sangue, tais como dor no peito (angina), dor nas pernas ou dormência. Diagnóstico e tratamento precoce podem impedir que aterioesclerose fique mais grave e prevenir um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outra emergência médica.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar uma arterioesclerose são:


Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:


O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:


Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar. Para arterioesclerose, algumas perguntas básicas incluem:


Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.

Diagnóstico de Arterioesclerose

Ao longo do exame físico, o médico irá procurar sinais de que as artérias estão estreitas ou endurecidas e por isso irá:


Dependendo do resultado do exame físico, seu médico pode pedir:


Tratamento de Arterioesclerose

É importante ter mudanças no estilo de vida, como manter uma dieta saudável e praticar exercícios. Medicamentos ou procedimentos cirúrgicos podem ser orientados.

Alguns medicamentos utilizados são:


Às vezes, é necessário um tratamento mais agressivo. Se você tiver sintomas graves ou um bloqueio que ameaça a sobrevivência do tecido muscular ou de pele, você pode ser um candidato para um dos seguintes procedimentos cirúrgicos:


Medicamentos para Arterioesclerose

Os medicamentos mais usados para o tratamento de arteriosclerose são:


Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Convivendo/ Prognóstico

Mudanças nos seus hábitos de vida são essenciais para prevenir complicações. São elas:


Complicações possíveis

As complicações da arteioesclerose dependem de quais artérias são bloqueadas. Sendo que os problemas mais frequentes são:


Prevenção

As atitudes que ajudam a prevenir a arterioesclerose são as mesmas que ajudam no seu tratamento, são elas:


Clínica Mayo

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.