Anosmia Icone para edição

A anosmia é a perda do olfato. Ela pode ser um problema por si só ou um sintoma de outra complicação na saúde. A anosmia pode durar pouco tempo, como quando a pessoa tem o nariz entupido devido a um resfriado, ou ser permanente. Ela também pode ser parcial ou completa, contudo esta última é muito rara. A anosmia tem prevalência na população geral de 19%.

A anosmia pode ser causada pela irritação temporária ou permanente ou a destruição das membranas mucosas que revestem o interior do seu nariz e pode ocorrer devido a:

Diagnóstico:

Para diagnosticar a anosmia e suas causas, o médico pode pedir os seguintes exames:

  • Teste para ver se a pessoa consegue sentir determinados odores
  • Exame de sangue a fim de detectar alguma carência vitamínica
  • Ressonância magnética ou tomografia computadorizada no cérebro
  • Raio-X do crânio
  • Endoscopia nasal

Tratamento:

O tratamento da anosmia depende de sua causa. Se o problema ocorrer por um resfriado, gripe, alergia ou sinusite, ele normalmente se cura por conta própria em poucos dias. Nestes casos, algumas atitudes que ajudam a anosmia a se curar mais rápido são:

  • Descongestionantes
  • Anti-histamínicos
  • Sprays nasais esteroides
  • Antibióticos
  • Reduzir a exposição a substâncias que causam alergia
  • Parar de fumar

Quando a causa da anosmia é uma obstrução da passagem nasal, o tratamento envolve cirurgia para retirar o que estiver levando a esta obstrução. Não há tratamentos para a anosmia em idosos.

Ainda em relação ao tratamento existe a utilização de Ácido Lipóico, um medicamento antioxidante utilizado na anosmia pós-viral.

Prognóstico:

Pacientes com perda parcial de seu olfato podem tentar adicionar aromatizantes concentrados nos alimentos para melhorar a ingestão.

Complicações:

O olfato está muito ligado ao paladar, por isso, se a pessoa não consegue sentir o aroma de um alimento, ela provavelmente terá problemas para sentir seu gosto. Isto pode levar a não comer o suficiente e até mesmo a desnutrição. Não sentir aromas pode fazer com que a pessoa sinta depressão. A anosmia também pode ser perigosa uma vez que a pessoa não consegue sentir cheiros como de fumaça ou de gás vazando.

Prevenção:

Parar de fumar ajuda a prevenir a anosmia.

Texto revisado pelo Dr.Alexandre Akio Nakasato, médico otorrinolaringologista. CRM: 115973/SP.

Doty RL, Shaman P, Dann M. Development of the University of Pennsylvania Smell Identification Test: a standardized microencapsulated test of olfactory function. Physiol Behav. 1984;32:489-502

Rämerson A, Johansson L, Ek L, Nordin S, Bende M. Prevalence of olfactory dysfunction: the skövde population-based study. Laryngoscope. 2004;114:733-7

Hummel T, Heilmann S, Hüttenbriuk KB. Lipoic Acid in the Treatment of Smell Dysfunction Following Viral Infection of the Upper Respiratory Tract. Laryngoscope. 2002; 112: 2076-80

Clínica Mayo

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.