Anemia por deficiência de vitamina B12 Icone para edição

Anemia é o nome dado à baixa concentração de glóbulos vermelhos (hemácias) saudáveis no sangue, ou seja, que possuam quantidade suficiente de hemoglobina. Por sua vez, a hemoglobina é o elemento do sangue cuja principal função é transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo.

Na anemia por deficiência de vitamina B12 ocorre baixa contagem de hemácias devido a pouca quantidade dessa vitamina no organismo.

Anemias causadas por deficiência de vitaminas, no geral, são chamadas de anemias megaloblásticas. Já alguns tipos de anemias causadas por deficiência de vitamina B12 são chamadas de anemias perniciosas.

Sintomas:

As pessoas que têm anemia por causa de deficiência de vitamina B12 podem não apresentar sintomas, ou os sintomas podem ser muito brandos. Os sinais mais típicos da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

  • Diarreia ou constipação
  • Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar e fazer esforço
  • Perda de apetite
  • Pele pálida
  • Problemas de concentração
  • Falta de ar, principalmente durante exercícios
  • Língua inchada e vermelha ou sangramento da gengiva.

Os sintomas de danos nervosos causados pela deficiência de vitamina B12 durante um longo período incluem:

  • Confusão ou alteração do estado mental (demência) em casos graves
  • Depressão
  • Perda de equilíbrio
  • Formigamento de mãos e pés.

Diagnóstico:

Após a consulta médica, em que o especialista fará uma série de perguntas que possam ajudar no diagnóstico e também um exame físico completo, o médico solicitará ao paciente que realize alguns exames, entre eles o exame de sangue. Se este revelar uma deficiência de vitamina B12 no organismo do paciente, o especialista pode realizar outros testes para determinar o tipo e a causa dessa deficiência, tais como:

  • Teste de anticorpos, em que o médico retira uma amostra do sangue para verificar se há anticorpos contra o fator intrínseco. Se o exame der positivo é um sinal de anemia perniciosa
  • Teste de ácido metilmalônico, como um dos marcadores de exame de sangue. O nível desta substância na corrente sanguínea é mais elevado em pessoas com deficiência de vitamina B12.

Em outro teste, o paciente ingere uma pequena quantidade de substâncias radioativas de vitamina B12. Em seguida, o sangue é verificado para ver se o corpo absorveu a vitamina B12. Depois disso, o paciente irá ingerir uma combinação de substâncias radioativas de vitamina B12 com fator intrínseco. Se a vitamina B12 radioativa for absorvida apenas quando ingerida juntamente com o fator intrínseco, o resultado mostrará que o paciente não possui o fator intrínseco e que, portanto, está com anemia causada por deficiência de vitamina B12.

Tratamento:

Para casos mais leves de deficiência de vitamina B12, o tratamento pode envolver alterações na dieta e inserção de suplementos de vitamina B-12 no dia a dia. O médico poderá sugerir, também, injeções com vitamina B12, especialmente se a deficiência da vitamina for grave.

Muitas pessoas precisam dessas injeções mensais pelo resto da vida. As injeções podem não ser mais necessárias após o tratamento adequado da doença de Crohn, doença celíaca ou do alcoolismo.

Prognóstico:

Conviver bem com anemia por deficiência de vitamina B-2 implica necessariamente em seguir à risca as orientações médicas, promovendo as alterações exigidas na dieta e tomando os suplementos conforme indicado.

Complicações:

A vitamina B12 afeta as células que formam a superfície externa do corpo e o revestimento dos condutos internos (células epiteliais), como o revestimento uterino. Portanto, uma falta de vitamina B12 pode provocar um teste de Papanicolau falso positivo.

Além disso, anemia por deficiência de vitamina B12 também pode causar problemas neurológicos. Isso acontece porque, embora a vitamina B12 seja importante para a produção de células vermelhas do sangue, ela é também importante para o sistema nervoso. Deficiência de vitamina B12 não tratada pode levar a problemas neurológicos, como formigamento persistente em suas mãos e pés ou perda das noções de equilíbrio. Ela pode levar à confusão mental. Fora que, sem tratamento para a deficiência de vitamina B12, complicações neurológicas podem se tornar inclusive permanentes. A deficiência de vitamina B12 pode causar esses e outros problemas de saúde antes que leve à anemia.

Anemia por deficiência de vitamina B12 tem cura?

O tratamento para anemia por deficiência em vitamina B12 geralmente é eficaz. Os danos nervosos podem ser permanentes, principalmente se o tratamento não for iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas.

Prevenção:

É possível prevenir a anemia provocada pela falta de vitamina B-12 seguindo uma dieta balanceada. As injeções de vitamina B-12 podem prevenir a anemia depois de cirurgias no estômago e no intestino, que podem provocar deficiência da vitamina. O diagnóstico prematuro e o tratamento imediato podem limitar a gravidade e as complicações desta anemia.

Associação Brasileira de Nutrologia

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.