Agitação Icone para edição

Agitação significa atividade desordenada. Em termos médicos, entende-se este problema como alterações de comportamento (um misto de nervosismo com excitação) que tornam a pessoa inquieta, com picos de tensão e irritabilidade.

Cuidados

A forma mais eficiente de se tratar agitação é encontrar e tratar a causa subjacente. A agitação, se não for devidamente tratada, pode levar a complicações de saúde mais graves, como até mesmo tentativa de suicídio.

Enquanto isso, procure tornar o ambiente o mais agradável e calmo possível, com iluminação adequada e, talvez, um leve som ambiente. Procure dormir bastante também e, se necessário, faça uso de medicamentos para tratar outros sintomas que possam surgir. Converse com um médico antes de utilizar qualquer tipo de remédio.

Depois que encontrada a causa, é imprescindível que o tratamento seja levado à risca e sem interrupções.

Remédios:

A agitação pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento da agitação são:

  • Amplictil

  • Haldol
  • Haloperidol
  • Risperidona

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Ministério da Saúde

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.
*Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos do profissional da saúde.