MS: Mindfulness pode ajudar a gerenciar mudanças de humor Icone de Excluir

Um novo estudo descobre que a atenção plena pode ser uma ferramenta eficaz de gestão do humor para pessoas com esclerose múltipla (EM).

A EM afeta quase 1 milhão de pessoas nos Estados Unidos e 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo. É a condição neurológica mais comum em adultos jovens.

Embora muito permanece desconhecido sobre as várias formas de MS, novas pesquisas da Universidade Estadual de Ohio em Columbus sugerem uma maneira de ajudar as pessoas com MS a mitigar as mudanças de humor que muitas vezes acompanham a condição.

O estudo sugere que o treinamento de mindfulness pode ser um meio eficaz de gerenciar a volatilidade emocional que afeta muitas pessoas com EM. Também pode melhorar a velocidade de processamento mental.

“Nossos resultados fornecem evidências promissoras de que o treinamento em mindfulness pode ajudar [pessoas com MS] a lidar com suas emoções de uma maneira mais construtiva e positiva”, diz a autora de estudo correspondente Ruchika Prakash, professora associada de psicologia da Universidade Estadual de Ohio.

“Estudos sugerem que 30 a 50% das pessoas com EM experimentam alguma forma de transtorno psiquiátrico. Qualquer coisa que possamos fazer para ajudá-los a lidar é importante para a sua qualidade de vida. ”

— Ruchika Prakash

Os resultados do estudo original e da análise secundária agora aparecem nas revistas de Psicologia da Reabilitação e Neuropsicologia, respectivamente.

Mindfulness é uma prática de redução de estresse com uma longa história. Envolve uma pessoa que presta maior atenção consciente ao momento presente com aceitação e sem julgamento.

Durante a atenção plena, as pessoas aprendem a se concentrar em respirar e permanecer conscientemente conscientes dos sentimentos em seus corpos.

A American Psychological Foundation recomenda mindfulness como um meio de obter benefícios psicológicos significativos.

Para o estudo, os pesquisadores classificou 61 pessoas com EM em um dos três grupos para avaliar os benefícios do treinamento mindfulness em si e em comparação com o treinamento cognitivo adaptativo (ACT). Esta é outra técnica com valor potencial para aqueles com EM.

ACT utiliza jogos de computador projetados para ajudar as pessoas a reduzir o impacto de alguns dos efeitos psicológicos da EM. Estes incluem problemas com prestar atenção, ser capaz de efetivamente mudar de foco, e organizar ou fazer planos.

No estudo:

Antes do treinamento e novamente depois, os pesquisadores perguntaram aos participantes sobre sua experiência com regulação emocional. Os participantes responderam a afirmações como: “Quando estou chateado, perco o controle sobre meu comportamento” e, “Eu sinto minhas emoções como esmagadoras e fora de controle. ”

Os indivíduos também tomaram a Bateria Repetiável Breve de Testes Neuropsicológicos antes e depois do treinamento para ajudar os pesquisadores a avaliar seu estado cognitivo em ambos os momentos.

O estudo original analisou os benefícios do treinamento de mindfulness para pessoas com EM. Os cientistas descobriram que indivíduos que receberam treinamento de mindfulness estavam melhor equipados para regular suas emoções do que pessoas de qualquer um dos outros grupos.

Uma análise secundária que analisou avaliações do estado cognitivo dos participantes antes e depois de participar do treinamento de mindfulness revelou que também melhorou sua velocidade de processamento.

“Este é um achado emocionante porque a velocidade de processamento é um domínio cognitivo central afetado em [MS]”, diz Prakash, admitindo, “Ficamos um pouco surpresos que essa intervenção de treinamento que pensamos que afetaria principalmente a regulação da emoção também melhorasse a velocidade de processamento. ”

Nem mindfulness nem ACT afetaram a memória de trabalho, que é outra área de preocupação para muitas pessoas com EM, durante o estudo.

“Este foi um pequeno estudo piloto, então precisamos replicar os resultados, mas esses achados foram muito encorajadores”, diz Prakash, acrescentando: “É emocionante encontrar um tratamento que possa ser útil em mais de uma maneira para pessoas com [MS]. ”

Uma vez que a atenção plena é uma prática mental interna, não é fisicamente árdua e não requer nenhum equipamento especial. “Qualquer pessoa pode usar a atenção plena — mesmo indivíduos com mobilidade limitada que muitas vezes acham que outras técnicas de treinamento, como treinamento de exercícios, são mais desafiadoras.

Atualmente, os pesquisadores estão trabalhando para replicar os resultados deste estudo com uma coorte maior de participantes.