Yoga ativa pode ajudar a aliviar os sintomas de depressão Icone de Excluir

Novas pesquisas sugerem que o yoga fisicamente ativo pode ajudar a aliviar os sintomas depressivos para pessoas com diagnóstico de saúde mental.

Um estudo descobriu que as pessoas com alguns diagnósticos de saúde mental que regularmente se envolvem em yoga fisicamente ativo são susceptíveis de ter menos sintomas depressivos do que aqueles que praticam menos muitas vezes ou se envolver em outras formas de intervenção.

A pesquisa, publicada no The British Journal of Sports Medicine, reúne os resultados de uma variedade de estudos anteriores e descreve o valor que ainda mais pesquisa sobre a relação entre yoga e questões de saúde mental traria.

A depressão é a principal causa de deficiência em todo o mundo. De acordo com um artigo no Journal of Clinical Psychiatry, é “um dos problemas humanos mais profundos atualmente enfrentados pelo sistema global de saúde. ”

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, a depressão “causa sintomas graves que afetam como você se sente, pensa e lida com atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar. ”

A depressão às vezes aparece ao lado de outros problemas de saúde mental, como ansiedade e psicose. Alguns problemas de saúde física também podem levar a problemas de saúde mental.

De acordo com um artigo no Journal of Affective Disorders, muitos especialistas associam a falta de atividade física com a depressão.

Os médicos geralmente incentivam pessoas com depressão a participar da atividade física para prevenir os efeitos adversos para a saúde física da inatividade, como doenças cardiovasculares. Um artigo no Journal of Psychiatric Research indica que a atividade física é um tratamento eficaz para a depressão.

Neste contexto, yoga fisicamente ativo pode desempenhar um papel valioso. Há uma gama de diferentes tipos de yoga, mas a prática normalmente combina movimentos físicos, exercícios de respiração, meditação e mindfulness.

Uma revisão meta-analítica da American Psychological Association indicou que a atenção plena poderia ajudar a tratar ansiedade, depressão e outros transtornos de humor.

Combinado com os benefícios da atividade física para problemas de saúde mental, yoga pode fornecer inúmeros benefícios para as pessoas que experimentam sintomas de depressão.

Para explorar esta hipótese, os autores do presente estudo realizaram uma meta-análise de estudos que anteriormente analisaram os efeitos do yoga sobre os sintomas depressivos.

Depois de identificar 80 ensaios, os pesquisadores reduziram esse número para 13, focando testes de alta qualidade que envolveram pessoas com mais de 18 anos que receberam um diagnóstico para um transtorno de saúde mental, e que se envolveram em yoga que incluiu movimento físico por pelo menos 50% da duração de uma sessão.

Os tipos de ioga incluídos no estudo foram Hatha, Vinyasa, SVYASA, Kundalini e Kripalu. As sessões foram semanais e duraram entre 20 e 90 minutos.

Após reunir os dados desses ensaios, os autores descobriram que o yoga teve um efeito moderado na redução dos sintomas depressivos para pessoas com transtornos de saúde mental.

Os benefícios foram as pessoas mais notáveis com depressão e esquizofrenia e, em menor grau, pelo uso indevido de álcool. No entanto, não houve dados suficientes para avaliar seu benefício para outros transtornos de saúde mental.

Os autores observaram que seus achados foram consistentes com um estudo anterior que tinha olhado especificamente para os possíveis benefícios do yoga para pessoas que tinham recebido um diagnóstico para depressão.

Em contraste, a metanálise atual analisou sintomas depressivos em uma série de transtornos de saúde mental, incluindo transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), ansiedade geral, estresse e esquizofrenia.

Os autores também descobriram que as pessoas que faziam yoga mais regular — ou seja, praticavam mais sessões por semana — viram efeitos mais positivos em seus sintomas depressivos.

Os autores também descobriram que o yoga não representava barreiras mais significativas para o engajamento e apresentava números semelhantes de abandonos como outras intervenções para sintomas depressivos.

Enquanto os resultados são promissores, os autores observaram que os pesquisadores precisam realizar mais pesquisas para entender as especificidades de como e por que o yoga afeta os sintomas depressivos.

Devido ao número limitado de estudos disponíveis para análise, os autores observaram que não estava claro como os diferentes componentes do yoga — por exemplo, atividade física e mindfulness — afetaram os sintomas depressivos de uma pessoa.

Além disso, não ficou claro se a combinação de atividade física e mindfulness praticada ao mesmo tempo leva a benefícios mais significativos do que qualquer praticado individualmente.

Os autores também observaram que o tipo de yoga que uma pessoa faz e o professor também pode afetar os resultados. Para superar isso em pesquisas futuras, os autores sugerem o uso de aulas lideradas por professores de yoga com qualificações formais equivalentes.

De acordo com Jacinta Brinsley, School of Health Sciences, University of South Australia, Adelaide, e seus coautores:

“Para uma maior compreensão do mecanismo pelo qual o yoga tem um efeito sobre a saúde mental e física, variáveis de intervenção, como tipo de yoga, intensidade, meio ambiente, qualificação do instrutor, posturas específicas, cueing, focos filosóficos, técnicas de mindfulness e técnicas de respiração, devem ser devidamente comunicados. ”

No entanto, o estudo deixa claro que pode ser valioso para os pesquisadores para explorar mais o papel que o yoga pode desempenhar como um tratamento para sintomas depressivos.