Proteína de batata pode ajudar a manter o músculo Icone de Excluir

A pesquisa sugere que a proteína da batata pode aumentar a taxa de produção de proteínas nos músculos.

Um novo estudo sugere que a proteína derivada de batatas pode ser de alta qualidade e ajudar uma pessoa a desenvolver e manter a massa muscular.

A pesquisa, que aparece na revista Nutrients, pode ser importante agora que um número crescente de pessoas está em transição para dietas à base de plantas. Essas dietas têm impacto em uma série de fatores, incluindo saúde física, sustentabilidade ambiental e capacidade de desempenho do exercício.

Ao considerar a qualidade da proteína, as pessoas geralmente fazem uma distinção entre proteínas à base de animais e à base de plantas.

De acordo com uma revisão de 2019 na revista Nutrients, enquanto dietas à base de plantas oferecem benefícios para a saúde e o meio ambiente, poucas fontes únicas de proteína vegetal fornecem todos os benefícios aminoácidos associados a uma fonte de proteína.

A proteína à base de plantas também pode ser mais difícil de digerir, pelo que parte do potencial valor nutricional pode ser perdido.

Em contraste, as proteínas à base de animais contêm todos os aminoácidos que uma pessoa precisa, e geralmente são mais fáceis de digerir.

Mais pessoas estão se movendo para uma dieta baseada em plantas, pois é ambientalmente sustentável e geralmente mais saudável do que uma dieta pesada em carne e laticínios.

De acordo com os autores de um artigo de 2019 na revista Advances in Nutrition, “[w] orldwide, a carga de morbidade e mortalidade por doenças crônicas relacionadas à dieta é aumentando, impulsionado pela má qualidade da dieta e excesso de consumo de calorias. ”

“Ao mesmo tempo, o sistema global de produção de alimentos está drenando os recursos do nosso planeta, comprometendo o meio ambiente e a segurança alimentar futura. Saúde pessoal, populacional e planetária estão intimamente interligados e todos continuarão vulneráveis a essas ameaças, a menos que sejam tomadas medidas. ”

Os autores do presente estudo pretenderam explorar os efeitos das proteínas derivadas da batata. Enquanto as batatas são predominantemente um alimento amido, elas também contêm proteínas, e extrair isso pode gerar proteína suficiente para ser significativo no consumo humano.

Como a autora principal Sara Oikawa, ex-estudante de pós-graduação no departamento de cinesiologia da McMaster University, Hamilton, Canadá, observa: “[w] hile a quantidade de proteína encontrada em uma batata é pequena, cultivamos muitas batatas e a proteína, quando isolada, pode fornecer alguns benefícios mensuráveis. ”

Em geral, a proteína à base de animais requer muito mais terra e outros recursos do que as proteínas à base de plantas. De acordo com um estudo de 2018, “dietas de substituição à base de plantas podem produzir 20 vezes e duas vezes mais alimentos nutricionalmente semelhantes por terra cultivada do que a carne de bovino e os ovos, as categorias de animais com maior intensidade de recursos, respetivamente. ”

Como consequência, é importante compreender o papel da proteína vegetal, como a derivada da batata, na saúde humana.

Para identificar a qualidade da proteína da batata, os pesquisadores recrutaram mulheres em seus vinte anos que geralmente consumiram a quantidade diária recomendada de proteína.

Os pesquisadores então dividiram o grupo pela metade, dando um grupo de proteína derivada de batatas para dobrar a quantidade de proteína que estavam consumindo, enquanto a outra metade permaneceu na quantidade diária recomendada de proteína.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que tinham consumido o suplemento de proteína de batata tinham aumentado a síntese de proteína muscular, enquanto o grupo controle não.

Oikawa diz: “Este foi um achado interessante que não esperávamos. Mas é um que mostra que o subsídio diário recomendado é inadequado para apoiar a manutenção do músculo nessas jovens mulheres. ”

Para os autores do estudo, este achado também sugere que as proteínas à base de plantas ainda podem ser valiosas para ajudar a manter e desenvolver músculos.

Os pesquisadores também olhou para ver se a proteína à base de plantas teve algum efeito sobre o desenvolvimento muscular quando as mulheres estavam ativamente treinamento de peso. Para isso, eles pediram aos participantes de ambos os grupos que realizassem exercícios em apenas uma de suas pernas, usando as máquinas de flexão de perna e extensão de perna.

Segundo o Prof. Stuart Phillips, também do departamento de cinesiologia da McMaster, “[t] seu método é um pouco pouco convencional, mas nos permite ver o efeito dentro da mesma pessoa e não ter que adicionar mais pessoas que estavam se exercitando. ”

Os pesquisadores descobriram que consumir o suplemento de proteína de batata não fez qualquer diferença para o ganho muscular durante o levantamento de peso. No entanto, é improvável que isso seja devido ao fato de que a proteína veio de batatas.

Como explica o Prof. Phillip, “[t] hat find, que alguns podem achar decepcionante, está de acordo com o efeito bastante pequeno que a proteína tem comparado ao próprio exercício. Em outras palavras, o exercício é apenas um estímulo mais potente para fazer novas proteínas musculares em comparação com a proteína. ”

Para Oikawa, a importância dos achados é que a proteína à base de plantas pode ser de alta qualidade e contribuir para a saúde humana.

“Este estudo fornece evidências de que a qualidade das proteínas das plantas pode suportar o músculo”, conclui Oikawa. “Eu acho que você verá mais trabalho em fontes de proteína à base de plantas sendo feito. ”