Como respirar corretamente para uma melhor saúde Icone de Excluir

A respiração geralmente é um processo inconsciente. No entanto, existem algumas maneiras ótimas de respirar.

Este artigo analisa o que acontece dentro do corpo de uma pessoa quando ela respira.

Ele também fornece algumas dicas e exercícios para melhorar a eficiência respiratória. Estes são adequados para pessoas com condições respiratórias e sem elas.

Respiração, ou respiração, é um processo complexo de troca de ar que envolve as seguintes partes do corpo:

Os pulmões, o diafragma e os músculos intercostais trabalham juntos para permitir que uma pessoa respire.

Para respirar, o diafragma contrai e move-se para baixo. Isso aumenta o espaço na cavidade torácica, permitindo que os pulmões se expandam e se encham de ar.

Para expirar, o diafragma relaxa, reduzindo o espaço na cavidade torácica. Isso faz com que os pulmões esvaziem e soltem o ar.

Embora a respiração seja um processo natural, algumas pessoas podem se surpreender ao saber que há uma maneira certa e errada de respirar.

A American Lung Association (ALA) fornece os seguintes conselhos sobre como respirar corretamente.

A respiração através do nariz pode retardar a respiração e fazer com que os pulmões funcionem de forma mais eficiente. Também facilita a ingestão de óxido nítrico, o que ajuda no transporte de oxigênio em todo o corpo.

A respiração através do nariz também permite que as narinas:

No entanto, a respiração através da boca às vezes é necessária se uma pessoa estiver se exercitando ou tiver congestão sinusal.

A maneira mais eficiente de respirar é trazendo o ar para baixo em direção à barriga. À medida que o diafragma se contrai, a barriga se expande para encher os pulmões com ar.

“Respiração da barriga” é eficiente porque puxa os pulmões para baixo, criando pressão negativa dentro do tórax. Isso traz ar para os pulmões.

As dicas a seguir podem ajudar a apoiar a respiração e manter a saúde pulmonar.

Embora seja útil saber como respirar corretamente, é importante não pensar demais na respiração. Em algumas pessoas, isso pode levar a ansiedade e falta de ar.

As pessoas devem lembrar que a respiração normal é um processo cuidadosamente regulado que não requer pensamento consciente.

Juntos, os pulmões e os rins mantêm o pH do sangue dentro de uma faixa estreita para permitir que o corpo funcione corretamente. Os receptores no corpo monitoram os níveis de pH e oxigênio no sangue. Esses receptores enviam sinais para o cérebro, que, por sua vez, envia impulsos nervosos que dizem ao corpo com que freqüência respirar e quão profundamente.

As pessoas podem melhorar sua respiração mantendo um estilo de vida saudável. Tente:

As pessoas podem monitorar a qualidade do ar em áreas onde vivem e trabalham. Eles podem usar essas informações para limitar sua exposição a poluentes e alérgenos que afetam a respiração.

Sempre que possível, as pessoas devem evitar áreas de tráfego intenso e verificar sempre a qualidade do ar antes de se exercitarem ao ar livre.

Pessoas com doenças respiratórias, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) , podem tomar outras precauções para proteger sua respiração e saúde pulmonar.

Por exemplo, eles podem tentar:

Exercícios de respiração ajudam a diminuir o padrão de respiração de uma pessoa e melhorar a eficiência pulmonar. Eles são particularmente benéficos para pessoas com asma, DPOC e outras condições que causam falta de ar. Eles também podem ajudar a acalmar uma pessoa que está se sentindo ansiosa.

No entanto, as pessoas devem tentar começar a praticar exercícios respiratórios quando sua respiração é normal — não enquanto eles estão experimentando falta de ar.

O ALA recomenda duas técnicas de respiração diferentes para as pessoas experimentarem: respiração labial com bolsa e respiração diafragmática (barriga).

Idealmente, as pessoas devem praticar ambos os exercícios por 5-10 minutos todos os dias. Algumas pessoas podem precisar construir até essa duração gradualmente.

Uma pessoa pode executar as seguintes etapas enquanto se deita ou se sente em linha reta em uma cadeira.

O uso de técnicas respiratórias corretas pode ajudar a melhorar a eficiência pulmonar de uma pessoa. Também pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. A respiração correta é, portanto, benéfica para a saúde física e mental.

Tomar alguns minutos por dia para praticar técnicas respiratórias pode ajudar as pessoas a formar melhores hábitos respiratórios. Também pode ajudar pessoas com condições respiratórias a gerenciar períodos de falta de ar.