Baixa ingestão de flavonóides associada ao risco de Alzheimer Icone de Excluir

Um novo estudo relaciona uma baixa ingestão de alimentos ricos em flavonóides — como bagas, maçãs e chá — com um maior risco de doença de Alzheimer e demências relacionadas.

Especialistas prevêem que o número de pessoas nos Estados Unidos com mais de 65 anos mais do que o dobro nos próximos 40 anos. Como resultado, as condições associadas ao envelhecimento também estão em ascensão.

Adoença de Alzheimer, que é a principal causa de demência, é uma dessas condições. Até 2050, os especialistas prevêem que haverá 13,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos vivendo com a doença de Alzheimer nos EUA.

Embora se torne cada vez mais comum, a causa exata da doença de Alzheimer permanece desconhecida. No entanto, um número crescente de estudos está sugerindo que a dieta desempenha um papel.

Vários estudos têm demonstrado que a dieta mediterrânica, em particular, está associada a um risco reduzido de problemas cognitivos — incluindo Alzheimer.

Curiosamente, a dieta mediterrânea é rica em flavonóides. Estes são produtos químicos de ocorrência natural presentes em várias frutas e vegetais, bem como em bebidas à base de plantas, como chá e vinho.

Pesquisadores do Human Nutrition Research Center on Envelhecimento da Universidade Tufts, em Medford, MA, mostraram que uma alta ingestão a longo prazo de alimentos ricos em flavonóides - como bagas, maçãs e chá - está associada a um risco reduzido de desenvolver a doença de Alzheimer.

Os resultados agora aparecem no American Journal of Clinical Nutrition.

O estudo analisou a ingestão de seis tipos diferentes de flavonóides entre 2.801 pessoas e ocorreu ao longo de quase 20 anos.

Os pesquisadores mediram a ingestão de flavonóides do grupo por meio de questionários dietéticos, que os participantes preencheram aproximadamente a cada 4 anos. A equipe também monitorou a saúde geral do grupo, incluindo taxas de doença de Alzheimer e demências relacionadas (ADRD) e doença de Alzheimer em si.

“Nosso estudo nos dá uma imagem de como a dieta ao longo do tempo pode estar relacionada ao declínio cognitivo de uma pessoa, pois fomos capazes de analisar a ingestão de flavonóides ao longo de muitos anos antes dos diagnósticos de demência dos participantes”, explica o autor sênior do estudo Dr. Paul Jacques, um epidemiologista nutricional.

Dos 2.801 participantes, 193 desenvolveram ADRD e 158 desenvolveram a própria doença de Alzheimer durante o estudo.

A análise das relações nos dados revelou que as pessoas que consumiram baixas quantidades de flavonóides tiveram duas a quatro vezes mais chances de desenvolver DRD durante o período estudado.

Uma baixa ingestão de antocianinas, como bagas, foi associada a um risco quatro vezes maior de DRD, enquanto uma baixa ingestão de flavonóis — como maçãs, peras e chá — foi associada ao dobro do risco.

“Baixa ingestão” foi equivalente a não consumir bagas, pouco mais de uma maçã e nenhum chá em 1 mês, enquanto “alta ingestão” foi equivalente a consumir cerca de 7,5 xícaras de bagas, 8 maçãs ou peras e 19 xícaras de chá em 1 mês.

Parece que “uma maçã por dia” pode realmente manter o médico longe. Este é um achado emocionante para os cientistas, uma vez que atualmente não há cura para a doença de Alzheimer. A prevenção é, portanto, primordial.

“ Sem medicamentos eficazes atualmente disponíveis para o tratamento da doença de Alzheimer, prevenir doenças através de uma dieta [saudável] é uma consideração importante”, explica o Dr. Jacques.

Importante, parece que uma pessoa pode fazer essas mudanças em sua dieta mais tarde na vida, e elas ainda seriam efetivas. Portanto, os pesquisadores dizem que não é tarde demais para as pessoas começarem a fazer mudanças em sua dieta, mesmo que estejam em seus 50 anos.

“O risco de demência realmente começa a aumentar com mais de 70 anos, e a mensagem de levar para casa é, quando você está se aproximando de 50 anos ou um pouco mais, você deve começar a pensar em uma dieta [mais saudável] se você ainda não fez. ”

— Dr. Paul Jacques

As mudanças também não são muito difíceis de implementar. De acordo com a autora do primeiro estudo Esra Shishtar, que trabalhou no estudo como estudante de doutorado na Universidade Tufts, consumir uma xícara de chá por dia ou algumas bagas duas a três vezes por semana seria suficiente.

Este estudo não prova que uma baixa ingestão de flavonóides causa a doença de Alzheimer. Só mostra uma associação.

Também é importante notar que o estudo monitorou a ingestão de flavonóides apenas por meio de dados autorreferidos, os quais podem estar sujeitos a erros. No entanto, os pesquisadores dizem que eles excluíram questionários dos anos que antecederam um diagnóstico de demência.

Finalmente, todos os participantes tinham mais de 50 anos e de ascendência europeia, o que limita a generalização do estudo.