COVID-19 pandemia: Algumas estratégias de enfrentamento de topo e por que funcionam Icone de Excluir

Medidas restritivas destinadas a conter a nova pandemia de coronavírus mudaram drasticamente a vida de pessoas em todo o mundo. Para este recurso especial, pedimos aos leitores e colaboradores que compartilhem suas melhores estratégias de enfrentamento.

Para marcar o Mês da Consciência da Saúde Mental em maio, estamos trazendo informações apoiadas por pesquisas para ajudar a apoiar o bem-estar mental de você e seus entes queridos durante este período difícil. Você pode ver todo o nosso conteúdo para o Mês de Consciência em Saúde Mental aqui.

Pessoas de todo o mundo têm relatado que as atuais medidas restritivas tomadas em resposta à pandemia COVID-19 alteraram significativamente o curso diário de suas vidas.

Em abril, dezenas de entrevistados disseram Medical News Hoje sobre o impacto da atual emergência de saúde pública teve sobre o bem-estar de si mesmos e de seus entes queridos.

Mas o que as pessoas estão fazendo para lidar? Uma pesquisa realizada em março de 2020 indica que, nos Estados Unidos, pelo menos, muitos indivíduos se voltaram para estratégias de enfrentamento insalubres, como o aumento do consumo de álcool ou o uso de Outras substâncias recreativas.

A mesma pesquisa também sugere que a maioria dos entrevistados dos EUA estava ativamente buscando melhorar sua situação, tomando medidas afirmativas.

Então, quais são algumas estratégias de enfrentamento úteis? Para descobrir, o Medical News Today pediu aos leitores nas redes sociais para nos dizer o que eles fazem tornar suas vidas melhores neste momento incerto.

Também conversamos com colaboradores de todo o mundo sobre suas principais dicas de enfrentamento.

Nesta Característica Especial, apresentamos uma visão geral de algumas das principais estratégias de enfrentamento. Também analisamos por que os cientistas concordam que essas ações podem ajudar a melhorar nosso bem-estar.

Muitas pessoas disseram ao MNT que exercitar em ambientes fechados ou ao ar livre, bem como praticar yoga, meditação ou formas de oração ajudaram a mantê-los atentos e focados.

Um leitor nos disse que, para eles, “andar e correr [são] [g] retêm redutores de estresse após longos dias de trabalho”, enquanto outro mencionou “yoga, livros e orações” como seu go-to nesses tempos incertos.

Diana, da França, disse à MNT que é graças ao exercício regular que ela agora se sente menos ansiosa e mais otimista. “Tenho me exercitado todas as manhãs com meu vizinho, então, nos últimos dias ou na semana passada, tenho me sentido super positivo, e tudo está bem”, disse ela.

“Temos permissão de 3 horas para qualquer atividade, seja sozinha ou com outra pessoa”, disse Christina, da Grécia. “Eu uso esta opção para sair todos os dias para uma corrida. Portanto, fisicamente e mentalmente, sinto-me muito bem. ”

Não é de surpreender que estas actividades tenham beneficiado o bem-estar mental e físico das pessoas em todo o mundo durante a pandemia.

Numerosos estudos demonstraram que a atividade física, yoga, meditação e oração estão todos ligados a uma melhor saúde geral.

Pesquisadores têm mostrado que o exercício poderia prevenir a depressão, aumentar aspectos de nossa memória, reduzir inflamação, e até mesmo aumentar a vida útil.

Yoga e meditação podem ter um impacto direto sobre motoristas fisiológicos de estresse e resiliência às dificuldades, enquanto a simples presença de fé religiosa na vida de alguém tem laços com longevidade.

Em países com medidas de emergência de saúde pública menos rigorosas em vigor, muitas pessoas têm aproveitado a oportunidade de fazer caminhadas na natureza.

Um leitor, estendendo a mão para a MNT nas mídias sociais, disse: “Eu vou dar um passeio todos os dias, e realmente aprecio a natureza [e] ar fresco. ”

Os pesquisadores têm ligado a caminhada, como uma forma de exercício casual, não extenuante, a uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo pressão arterial mais baixa, melhorou bem-estar psicológico, e uma vida útil mais longa.

Alguns de nossos leitores também disseram que tentam tirar proveito da natureza e do ar fresco de qualquer maneira que puderem. Isso pode ser saindo ao ar livre por um tempo ou apenas sentando na varanda.

“Desde que o tempo ficou mais quente, [minha família e eu] começamos a fazer passeios ocasionais na floresta perto de nossa casa”, disse Mihai, da Romênia.

“Durante o dia, [nosso filho jovem] fica na varanda por um tempo, ele tenta [entreter-se observando] gatos, cães, pombos”, acrescentou.

“Uma das principais linhas de vida para mim foi ler no jardim sob o sol”, comentou outro leitor da MNT nas redes sociais.

Muitos leitores também nos disseram que eles tomaram a jardinagem como um meio para desfrutar do ar fresco e clima ensolarado, se eles têm acesso a um jardim ou uma varanda.

Enquanto jardinagem pode certamente ser calmante, ele pode trazer muitos benefícios para a saúde além da redução do estresse. Um estudo mais antigo publicado no The Medical Journal of Australia associou jardinagem com um risco 36% menor de desenvolvimento demência.

E um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine descobriu que a jardinagem também tem associações com menor risco de eventos cardiovasculares, como acidente vascular cerebral e ataque cardíaco .

Mas mesmo apenas um momento para admirar a natureza pode fazer maravilhas para o nosso bem-estar - seja na forma de uma planta em vaso, uma colheita fresca de coentro cultivada no peitoril da janela ou observando patos recém-eclodidos no parque.

Um artigo de pesquisa publicado no Journal of Positive Psychology em 2017 descobriu que simplesmente parar para notar um pássaro ou uma árvore tem associações com um senso elevado de felicidade geral.

Talvez um dos aspectos mais desafiadores da actual pandemia tenha sido as medidas de distanciamento físico adoptadas por muitos países.

Leitores de todo o mundo disseram à MNT que eles estão preocupados com membros da família e amigos que eles não podem ver pessoalmente. Eles mencionam como sentem falta de poder se encontrar e se envolver em atividades divertidas com aqueles que amam.

No entanto, muitos deles manifestaram uma forte determinação em manter essa ligação humana apesar de todos os obstáculos.

Quase todas as pessoas que contactam a MNT disseram que têm chamadas telefónicas regulares ou chamadas de vídeo com amigos e familiares. Alguns encontraram maneiras de replicar as interações que normalmente teriam com seus entes queridos — através da internet.

Martina, que mora na Bélgica, nos disse que tem sido grata por todas as reuniões criativas que as pessoas em sua vida têm planejado:

“Para lidar, aproveito as muitas iniciativas organizadas por amigos e familiares para nos manter unidos. Faço ioga online com um amigo que é professor todos os dias. [...] Eu vejo meu chefe e meus colegas todas as terças-feiras para um 'café' virtual que [substitui] o ritual do nosso almoço habitual de terça-feira juntos. Eu “almoço” com a minha família no Zoom quase todos os domingos. ”

Algumas das pessoas com quem conversamos também observaram que seus empregadores estão tomando medidas para manter o espírito de equipe de seus funcionários e uma atmosfera de colegialidade.

Por exemplo, Mihai, na Roménia, disse que a sua empresa “tem organizado duas reuniões semanais de 30 minutos cada, em que discutimos qualquer coisa além do trabalho. ”

“[Isto é] reduzir o nosso sentimento de isolamento”, explicou.

Estudos sugerem que conversas longas e profundas nos ajudam a nos sentir mais conectados e podem melhorar a sensação de bem-estar das pessoas. A interação social também pode ajudar a proteger a memória, de acordo com alguns pesquisadores.

Alguns especialistas também associaram amizades duradouras e uma boa vida social com uma melhor saúde geral e longevidade.

Dado tudo isso, não é de admirar que chamadas freqüentes com amigos, familiares e colegas forneçam uma sensação tangível de alívio.

Os leitores que vivem com parceiros, familiares ou colegas de casa também relataram que jogar jogos de tabuleiro os ajuda a lidar. Outros jogam jogos de tabuleiro ou jogos de computador online com amigos.

Esse, por exemplo, é o caso de Ramona e Simona, que vivem na Suécia, e Stephen, no Canadá, que nos disseram que: “Socialmente, temos feito videochamadas e jogando jogos de tabuleiro online e jogos de vídeo com amigos e familiares. Até participamos de um “Pub Quiz' do Zoom. ”

Pesquisadores têm mostrado que brincar e brincadeira pode ajudar a reduzir os níveis de estresse em adultos e aumentar a sua sensação geral de bem-estar.

Algumas pessoas têm até ligado jogos de tabuleiro para uma melhor função cerebral, e alguns estudos têm sugerido que parceiros românticos que jogam juntos ficam juntos, já que a emoção e a diversão dos jogos de tabuleiro ajudam fortalecer o vínculo deles.

Outra estratégia de enfrentamento favorita dos entrevistados de todo o mundo é aprender uma nova habilidade.

“Eu também passo muito tempo ensinando a mim mesmo código web através de um curso online gratuito, tirando e editando fotos, e revendo meu francês com Duolingo”, Stephen também nos disse, e outros leitores nos enviaram comentários semelhantes.

Pesquisas sugerem que as atividades de aprendizagem na idade adulta podem ajudar a melhorar a satisfação com a vida e que a aprendizagem de novas línguas pode ajudar rejuvenescer o cérebro.

Todas estas actividades sugerem que o crescimento e a adaptabilidade têm sido fundamentais para enfrentar as circunstâncias muitas vezes alteradoras de vida que a pandemia COVID-19 trouxe a todos.

Ao agendar chamadas de vídeo frequentes com amigos e manter uma rotina regular de exercícios, as pessoas têm feito o seu melhor para recriar seu estilo de vida habitual em uma escala diferente enquanto relegado para seu ambiente doméstico.

Alguns, na verdade, fizeram alguns esforços para o fazer. Misato, do Japão, disse à MNT que o que mais sente falta é trabalhar em seu café favorito, um lugar que estimula seu foco e criatividade. Então ela recriou — em casa.

“[C] afés costumava ser um dos meus lugares favoritos para refrescar meu pensamento e humor, mas, analisando [...] por que os cafés me deixavam confortável, fiz [uma] seção de café no meu quarto, o que eventualmente reduz meu estresse, e atualmente não sinto nenhum estresse em não ir a cafés.”

— Misato, Japão

Alguns pesquisadores pensam que a pandemia pode dar início a um boom de criatividade, não apenas em contextos individuais, mas também em diversos domínios económicos.

Embora desafiando de muitas maneiras, a atual pandemia pode acabar provando que os seres humanos têm o que é preciso para encontrar uma saída para qualquer crise. Talvez tudo o que precisamos, no final, são algumas estratégias criativas.

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