Causas e tratamentos para a pele rachada nas mãos e nos pés Icone de Excluir

Se você comprar algo através de um link nesta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Como isso funciona.

Para muitas pessoas, a pele rachada aparece ou piora durante o inverno, quando o ar seco pode levar à secura nas mãos, lábios ou pés.

Às vezes, a pele rachada ocorre devido a uma condição da pele, como eczema ou psoríase , ou porque a pele entrou em contato com uma substância irritante.

A pele rachada também pode ser um sintoma de uma condição médica subjacente. Por exemplo, as pessoas que vivem com diabetes podem notar pele rachada em suas solas.

Neste artigo, vamos cobrir algumas causas comuns de pele rachada nas mãos, pés e lábios, além de tratamentos e remédios caseiros que podem ajudar.

De acordo com a Associação Americana de Dermatologia (AAD), as fissuras, ou cortes, que marcam a pele rachada geralmente ocorrem quando A pele de uma pessoa está seca ou irritada. A pele seca e rachada pode:

Algumas pessoas podem sentir sensações desagradáveis ao aplicar qualquer produto à pele rachada. Sua pele também pode se sentir mais sensível à temperatura da água e produtos de limpeza doméstica.

A pele rachada pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é especialmente perceptível em áreas expostas, como as mãos.

A pele rachada nas mãos, pés e lábios pode se desenvolver por uma variedade de razões.

A AAD observa que temperaturas rigorosas de inverno e vento podem irritar a pele. Quando a umidade do ar cai, a pele pode ficar seca e começar a quebrar.

Em clima frio ou seco, muitas pessoas também desenvolvem lábios secos e rachados. Lamber, morder e colher pode piorar os lábios rachados.

Adermatite de contato é uma erupção cutânea seca e com coceira que se desenvolve quando uma pessoa entra em contato com uma substância específica. Isso pode ocorrer porque uma pessoa tem alergia ou porque a substância é tóxica ou irritante.

Por exemplo, alguém com alergia ao látex pode desenvolver dermatite de contato enquanto usa luvas de látex. Durante a estação da gripe , a lavagem freqüente das mãos também pode causar secura, coceira ou rachaduras. Isto também se aplica à lavagem das mãos durante a pandemia de COVID-19.

Saiba mais sobre a lavagem frequente das mãos para pessoas com condições de pele durante a pandemia de COVID-19.

Pessoas com eczema, ou dermatite atópica, têm pele seca e com coceira. A pele pode parecer vermelha e inflamada. Muitas vezes, arranhar tornará a erupção cutânea pior.

O eczema ocorre quando a barreira da pele permite que muita umidade escape. A falta de umidade leva à secura e, às vezes, à pele rachada. Nem sempre é claro o que causa eczema, mas pode correr em famílias.

Apsoríase é uma condição auto-imune que afeta a pele. Pessoas com psoríase têm manchas de pele extremamente seca, tipicamente no couro cabeludo, tronco e ao redor das articulações. No entanto, os patches podem aparecer em qualquer lugar do corpo. Algumas pessoas com psoríase também experimentam dor.

O pé de atleta, ou tinea pedis, é uma infecção dos pés causada pela micose. Micose é um tipo de fungo. Os sintomas do pé do atleta incluem:

As pessoas são mais propensas a obter o pé de atleta se passarem muito tempo na água, suarem muito ou usarem sapatos que não permitam que a pele respire.

Pessoas que vivem com diabetes podem desenvolver problemas com os pés. Isso inclui pele seca ou rachada.

Devido a mudanças no sistema nervoso, as pessoas com diabetes têm pés que suam menos. Embora muita umidade seja um fator de risco para o pé de atleta, muito pouco pode tornar a pele seca, causando fissuras.

Como algumas pessoas não podem ver as solas de seus pés, eles devem confiar em um parceiro ou seu médico para verificá-los. A pele rachada nos pés pode passar despercebida até que a pessoa desenvolva uma infecção ou uma úlcera de pele dolorosa.

O tratamento que uma pessoa tenta dependerá da causa e localização de sua pele rachada.

Para rachaduras que ocorrem em tempo frio ou como resultado de lavagem frequente das mãos, O AAD recomenda manter a pele hidratada. Uma pessoa pode fazer isso aplicando creme para mãos ou pomada sem fragrância e corante imediatamente após a lavagem das mãos.

Ao escolher um hidratante para a pele rachada, as pessoas devem procurar esses ingredientesbenéficos:

Como os higienizadores de mãos à base de álcool também podem causar secura, os dermatologistas também recomendam a aplicação de hidratante depois de usá-los.

Pessoas com eczema e psoríase também se beneficiam de hidratantes para prevenir flare-ups e proteger a pele. No entanto, eles podem exigir tratamentos adicionais para controlar os flare-ups. Isso pode incluir:

Se a pele ficou infectada, um médico também pode prescrever pomada antibiótica ou comprimidos.

De acordo com um artigo, as pessoas com pé de atleta podem precisar mudar seu calçado ou aplicar talco para evitar a transpiração. Eles também podem precisar usar produtos antifúngicos para tratar micose.

Um artigo no International Journal of Nursing Studies sugere que a falta de fluxo sanguíneo nos pés pode contribuir para a pele rachada em pessoas com diabetes. Gerenciar o fluxo sanguíneo para os pés usando meias de compressão pode ajudar.

Para evitar que a pele rachada piore, as pessoas devem evitar lavar as mãos com água quente. Banhos e chuveiros quentes podem piorar a pele seca ou rachada. Os dermatologistas recomendam:

Os médicos também recomendam que as pessoas usem luvas para proteger as mãos quando:

Alguns dermatologistas recomendam o uso de um umidificador na casa se o ar estiver seco. De acordo com o AAD, humidificadores também podem ajudar a tratar os lábios secos.

Os bálsamos labiais também podem ajudar a acalmar os lábios secos ou rachados. No entanto, alguns bálsamos labiais podem causar queimação ou picadas devido aos seus ingredientes. É importante escolher um bálsamo labial não irritante se você tiver lábios rachados.

Certos tecidos podem irritar a pele seca. Pode ajudar a usar tecidos suaves e respiráveis, como algodão ou seda, e a evitar materiais texturizados, como lã. O uso de detergentes de roupa hipoalergênicos e amaciadores de tecidos também pode ajudar a reduzir a irritação.

Pessoas com pele rachada são mais propensas a infecções porque a barreira da pele está quebrada. Bactérias e outros germes podem entrar na pele e causar uma infecção.

As pessoas que observam dor, vermelhidão, inflamação ou pus no local da fissura devem consultar um médico. As fissuras também podem começar a sangrar.

As pessoas que vivem com diabetes têm má circulação nos pés e podem ter disfunções no sistema nervoso. Estas condições podem causar pele seca e rachaduras que são lentas para curar.

Às vezes, fissuras nas solas dos pés podem se transformar em úlceras dolorosas, o que pode torná-lo desafiador para as pessoas para ficar de pé ou andar. De acordo com um artigo, algumas pessoas com diabetes podem exigir amputação se suas úlceras se tornarem graves.

Se hidratar com freqüência e evitar comportamentos que causam pele rachada não ajudam, uma pessoa deve falar com um médico. O médico pode verificar se há quaisquer condições subjacentes.

Um farmacêutico pode ajudar uma pessoa a escolher um creme ou pomada apropriado para acalmar as mãos e os pés rachados.

As pessoas que têm sinais de complicações de pele rachada também devem falar com um médico. Estes sinais incluem pele que é:

Pessoas com diabetes devem consultar um médico se desenvolverem úlceras de pele rachada nas solas dos pés. As úlceras podem dificultar a caminhada e exigir atenção médica.

A pele rachada nas mãos e nos pés é comum no inverno, mas também pode ocorrer com certas condições de pele, como eczema e pé de atleta. Para evitar a pele rachada, as pessoas devem evitar o uso de água quente e produtos químicos agressivos, e hidratar após a lavagem.

Pessoas com condições de pele que levam a pele rachada podem exigir medicação para tratar a causa subjacente. Se hidratar com freqüência e evitar gatilhos não ajudar, uma pessoa deve falar com seu médico.

Alguns dos produtos neste artigo estão disponíveis para compra em farmácias ou on-line: