9 causas de nariz entupido e dor de cabeça Icone de Excluir

Um nariz entupido e dor de cabeça podem ser o resultado de condições benignas, como resfriados e alergias. No entanto, às vezes, eles são devidos a uma condição que pode exigir atenção médica.

Neste artigo, discutimos algumas causas de dor de cabeça e nariz entupido, bem como as opções de tratamento disponíveis. Nós também olhamos para quando uma pessoa deve procurar ajuda médica.

Sinusite é uma infecção dos seios que pode causar um acúmulo de muco e inchaço. De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (AAAI), uma infecção aguda do seio muitas vezes começa como um resfriado.

O resfriado inicial pode fazer com que os seios inchem, o que aprisiona bactérias e muco nas passagens.

De acordo com a AAAI, a sinusite crônica ocorre quando uma pessoa experimenta três ou mais infecções sinusal em um determinado ano.

Tipicamente causa inchaço dos seios e acúmulo de muco.

Os sintomas da sinusite incluem:

Os vírus causam a maioria das infecções sinusal, e as pessoas podem tratar a maioria dos problemas sinusal com medicamentos de balcão (OTC).

No entanto, se os problemas do seio persistirem ou piorarem após 7-10 dias, a sinusite é provavelmente devido a bactérias. Nestes casos, um médico pode prescrever antibióticos. Os antibióticos matam a bactéria que faz com que a infecção ocorra.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), um nariz entupido é um sintoma comum de resfriado. Algumas pessoas também podem experimentar uma dor de cabeça de um resfriado, embora este seja um sintoma raro.

Outros sintomas de um resfriado podem incluir:

Para tratar um resfriado, uma pessoa geralmente precisa descansar e consumir fluidos. Uma pessoa também pode tomar medicamentos OTC, como acetaminofeno e ibuprofeno.

Remédios caseiros, como umidificadores ou chuveiros fumegantes, também podem ajudar a combater os sintomas.

Se os sintomas não desaparecerem dentro de 10 a 14 dias, uma pessoa deve falar com seu médico, pois eles podem ter uma infecção sinusal.

Saiba mais sobre como tratar um resfriado aqui.

A gripe, ou a gripe, é uma doença respiratória que ocorre devido a vírus da gripe .

Aqueles que experimentam a gripe também podem experimentar narizes entupidos e dores de cabeça.

De acordo com o CDC, outros sintomas incluem:

Algumas pessoas podem experimentar vômitos e diarréia, mas isso é mais provável de ocorrer em crianças do que em adultos.

Algumas pessoas com gripe podem desenvolver complicações graves. Uma pessoa deve procurar ajuda médica de emergência se tiver alguma das seguintes situações:

É uma boa idéia receber tratamento o mais cedo possível. Um médico também pode prescrever medicamentos antivirais para ajudar a prevenir a ocorrência de complicações.

As alergias podem causar um nariz entupido e uma dor de cabeça. Quando as alergias causam dor de cabeça, uma pessoa pode experimentar outros sintomas, tais como:

Uma pessoa deve evitar desencadeadores de alergia sempre que possível.

Os tratamentos consistem em medicamentos OTC, como anti-histamínicos e descongestionantes nasais.

Se os medicamentos OTC não forem eficazes, uma pessoa deve falar com seu médico sobre medicamentos prescritos ou injeções de alergia.

Ovírus sincicial respiratório (RSV) é uma infecção do nariz, pulmões e garganta. Embora qualquer um possa obtê-lo, é mais comum em crianças. É uma causa de bronquiolite em crianças.

O vírus pode causar uma dor de cabeça maçante ou leve e um nariz entupido.

Em alguns casos, o RSV pode causar outros sintomas, tais como:

A maioria dos adultos e crianças saudáveis pode tratar o RSV em casa, e desaparece após 1 a 2 semanas.

Nestes casos, os medicamentos para frio OTC ajudarão a aliviar os sintomas. No entanto, uma pessoa deve falar com um médico antes de dar medicamentos às crianças.

O CDC declara que adultos mais velhos, bebês e pessoas que vivem com sistemas imunitários enfraquecidos estão em maior risco de desenvolver sintomas graves e devem procurar atendimento médico se eles experimentam problemas para respirar.

Infecções de ouvido podem causar dor de cabeça e nariz entupido. Tanto vírus como bactérias podem causar uma infecção no ouvido.

O fluido da orelha pode vazar nas passagens nasais e causar uma infecção no nariz.

Alguns sintomas comuns de uma infecção no ouvido incluem:

Alguns remédios caseiros podem fornecer alívio de uma infecção no ouvido. Alguns passos que uma pessoa pode tomar incluem:

Se os tratamentos domiciliares não funcionarem, uma pessoa deve falar com seu médico.

Um médico pode precisar prescrever um antibiótico para tratar uma infecção bacteriana.

Uma pessoa deve procurar ajuda médica se esses sintomas ocorrerem:

Enxaquecas são dores de cabeça graves, latejantes que tipicamente afetam um lado da cabeça ou o outro. Enxaquecas podem fazer com que uma pessoa experimente um nariz entupido.

Eles podem ser crônicos, o que significa que eles podem voltar a ocorrer.

Outros sintomas podem incluir:

Saiba mais sobre os diferentes tipos de dores de cabeça aqui.

Existem várias opções de tratamento diferentes para enxaquecas, embora possam não funcionar para todos.

O tratamento geralmente se concentra em prevenir o ataque ou tratar os sintomas.

Uma pessoa deve falar com seu médico sobre as melhores opções de tratamento para eles.

Saiba mais sobre como tratar enxaquecas aqui.

Os pólipos nasais são crescimentos benignos nas passagens nasais. Alguns pólipos nasais podem não causar nenhum sintoma.

Outros podem causar:

Os médicos geralmente tratam pólipos nasais com esteróides e lavagens salinas. De acordo com o AAAI, os esteróides geralmente reduzem o tamanho dos pólipos. No entanto, os pólipos geralmente retornam, e algumas pessoas podem exigir esteróides a longo prazo ou, ocasionalmente, cirurgia.

A gravidez pode causar dores de cabeça e nariz entupido.

Uma variedade de fatores, incluindo a mudança de hormônios, durante a gravidez pode fazer com que uma mulher experimente dores de cabeça e um nariz entupido.

De acordo com um artigo de 2012, a rinite é comum durante a gravidez.

Outros sintomas de rinite podem incluir espirros e corrimento nasal.

Uma mulher grávida deve falar com seu médico sobre qualquer um dos sintomas que estão experimentando.

Um médico pode ser capaz de recomendar medicamentos seguros ou terapias para ajudar a tratar as dores de cabeça.

Uma mulher também pode tentar:

Em alguns casos, uma pessoa pode saber o que está causando sua dor de cabeça e nariz entupido e pode não exigir um diagnóstico cada vez.

No entanto, uma pessoa pode querer ver um médico se não souber a causa de sua dor de cabeça e nariz entupido ou seus sintomas piorarem. Um médico provavelmente perguntará a uma pessoa várias perguntas sobre sintomas. Eles também realizarão um exame físico.

Em alguns casos, como reações alérgicas, um médico pode pedir testes para procurar alergias ou outras pistas para a condição subjacente.

Dependendo da causa, as pessoas nem sempre podem evitar um nariz entupido e uma dor de cabeça.

Uma pessoa pode tomar medidas para lavar as mãos com frequência para evitar a exposição aos vírus, incluindo gripe, resfriado ou RSV.

Uma pessoa também pode tomar medidas para evitar gatilhos conhecidos para suas alergias ou enxaquecas.

Saiba mais sobre a maneira adequada de lavar as mãos aqui.

Uma pessoa que experimenta resfriados regulares, alergias ou enxaquecas não precisa necessariamente consultar seu médico cada vez que ocorrem.

Se os sintomas piorarem ou mudarem, eles devem falar com seu médico.

Uma pessoa deve falar com seu médico se tiver algum congestionamento inexplicável e dores de cabeça.

Seu médico pode ser capaz de diagnosticar uma condição subjacente que precisa de tratamento.

Um nariz entupido e dor de cabeça são muitas vezes o resultado de uma condição leve, como um resfriado ou alergias.

Algumas pessoas podem desenvolver condições mais graves, como uma infecção do seio bacteriano, enxaquecas ou uma infecção do ouvido.

As pessoas devem falar com o seu médico se tiverem um resfriado que dura mais de uma semana ou outros sintomas graves que possam indicar um problema maior.

O tratamento geralmente pode acontecer em casa com medicamentos para dor OTC e descongestionantes.

A prevenção deve incluir lavagem adequada das mãos e evitar gatilhos para alergias ou enxaquecas.